SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1LA CONSTRUCCIÓN CURRICULAR COLECTIVA EN LA FORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN ESPECIALMONTEIRO LOBATO Y EL IDEARIO DE LA “ESCUELA NUEVA”: UN MODELO DE ESCUELA EN EL SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ROCHA*, Keuri Costa Carvalhais da  y  LOURENCO, Érica Aparecida Garrutti de. A inclusão na Educação Infantil: o estudo de caso de uma criança com deficiência visual. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.71-93. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p71-93.

Este artigo se volta para o conhecimento de especificidades do atendimento das necessidades educacionais de uma criança com deficiência visual matriculada na Educação Infantil. Tem como objetivo analisar como ocorre a participação de uma criança cega em processo de inclusão em uma instituição de Educação Infantil. A pesquisa foi realizada em um grupo de maternal em uma creche do município de Guarulhos, Estado de São Paulo, em que havia uma criança cega matriculada. Pautou-se no caráter qualitativo e se configurou como um estudo de caso, tendo como participantes: uma criança cega, as duas educadoras da turma do maternal, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora da instituição. Para a coleta de dados, foram realizadas observações da rotina dessa turma em dois momentos: março e abril de 2012; e junho de 2012. Os instrumentos utilizados para registro dos episódios observados foram gravações em vídeos, fotografias e notas de campo. Posteriormente ao período de observação, entrevistaram-se as duas educadoras da turma, a coordenadora pedagógica e a vice-diretora. Os resultados da pesquisa revelaram a importância e as contribuições da mediação nos processos de ensino e aprendizagem, especificamente, no caso da criança cega. A perspectiva histórico-cultural de desenvolvimento humano, elaborada por Vygotsky (1897 - 1934), constituiu a base para a discussão.

Palabras clave : deficiência visual; inclusão educacional; Educação Infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )