SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1Federal Institutes of Education, Science and Technology as a locus for teacher training in basic education, in the context of the offer of stricto sensu postgraduate coursesGENDER: REPRESENTATIONS OF ELEMENTARY SCHOOL STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

OLIVEIRA, Lee Elvis Siqueira de  and  VOLPATO, Gilvo. A influência do Capital Cultural e da Violência Simbólica na evasão. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.138-159. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p138-159.

A evasão escolar tem apresentado, ao longo dos anos, números alarmantes nas instituições de ensino do país. No ensino técnico torna-se um problema conhecer as razões desta evasão, fundamentalmente nos cursos pós ensino médio. Este estudo teve como objetivo investigar se o capital cultural dos estudantes dos cursos técnicos subsequentes e a violência simbólica influenciam na evasão. Esta é uma pesquisa de cunho exploratório com uma abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por um questionário aplicado a 52 estudantes e uma entrevista com 8 estudantes evadidos. Os dados foram interpretados na perspectiva da análise de conteúdo com base nas teorias de Bourdieu, em especial no conceito de capital cultural e violência simbólica. Através desta pesquisa foi possível identificar que o capital cultural dos estudantes dos cursos subsequentes do IF-SC Campus Criciúma, em relação ao conhecimento prévio da área do curso, tem influência na evasão, e ainda estes estudantes sofrem violência simbólica tanto por parte dos seus colegas, dos docentes e da estrutura curricular dos cursos.

Keywords : Capital cultural; Violência simbólica; Evasão; Ensino técnico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )