SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue1The influence of Cultural Capital and Symbolic Violence in SCHOOL dropoutEDUCATIONAL PROPOSALS IN THE EARLY TWENTIETH CENTURY: PROSPECTS FOR A CHANGING SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

SILVA, Fabio Luiz da  and  FRANCA*, Cyntia Simioni. GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.160-176. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p160-176.

Esse artigo objetiva descrever os resultados de uma pesquisa que investigou as representações de gênero entre alunos de escola pública, dos anos iniciais do ensino fundamental II. O estudo foi realizado em seis turmas do sexto ano do ensino fundamental, totalizando 226 alunos, dos quais 126 meninos e 100 meninas, entre 10 e 11 anos. Foi solicitado que as crianças expressassem por meio da escrita e do desenho sua opinião a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”. O objetivo era descobrir as representações que esses alunos tinham em relação à questão do gênero. Flagraram-se nessa atividade algumas imagens (desenhos) que trazem as vozes dos alunos acerca do que é “ser homem e o que é ser mulher” na contemporaneidade, carregadas de visões estereotipadas. A partir dos desenhos dos alunos pôde-se pensar sobre os desafios e as potencialidades de se discutir as relações entre diversidade e gênero no espaço escolar, a fim de buscar propostas de ação docente mais efetivas, no sentido de construir outro olhar para a diversidade e alterações das relações de gênero na escola e, portanto, na sociedade. Tarefa, certamente, árdua, mas possível e emergente, pois a desigualdade de gênero implica relações assimétricas de poder.

Keywords : Gênero; Imagens; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )