SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1A influência do Capital Cultural e da Violência Simbólica na evasãoPROPOSTAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SILVA, Fabio Luiz da  e  FRANCA*, Cyntia Simioni. GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.160-176. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p160-176.

Esse artigo objetiva descrever os resultados de uma pesquisa que investigou as representações de gênero entre alunos de escola pública, dos anos iniciais do ensino fundamental II. O estudo foi realizado em seis turmas do sexto ano do ensino fundamental, totalizando 226 alunos, dos quais 126 meninos e 100 meninas, entre 10 e 11 anos. Foi solicitado que as crianças expressassem por meio da escrita e do desenho sua opinião a respeito do que é “ser homem” e “ser mulher”. O objetivo era descobrir as representações que esses alunos tinham em relação à questão do gênero. Flagraram-se nessa atividade algumas imagens (desenhos) que trazem as vozes dos alunos acerca do que é “ser homem e o que é ser mulher” na contemporaneidade, carregadas de visões estereotipadas. A partir dos desenhos dos alunos pôde-se pensar sobre os desafios e as potencialidades de se discutir as relações entre diversidade e gênero no espaço escolar, a fim de buscar propostas de ação docente mais efetivas, no sentido de construir outro olhar para a diversidade e alterações das relações de gênero na escola e, portanto, na sociedade. Tarefa, certamente, árdua, mas possível e emergente, pois a desigualdade de gênero implica relações assimétricas de poder.

Palavras-chave : Gênero; Imagens; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )