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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

TOMAZI, Jeovania Fabro  y  CASTANHA, André Paulo. PROPOSTAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.177-193. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p177-193.

Este artigo tem por objetivo analisar as propostas educacionais do início do século XX, a partir das contribuições de Taylor, Dewey, Lenin e Gramsci, bem como refletir sobre as influências que estas teorias tiveram na constituição da escola e da educação contemporânea. Para isso, tomamos como principal recurso metodológico a análise das obras dos referidos autores. No início do século XX, a sociedade industrial se consolidou, e a educação passou a ser entendida, pela burguesia, como espaço de reprodução da sociedade. Em contrapartida, desenvolveram-se teorias educacionais que inspiram uma nova escola e uma educação ligada às questões sociais e ao desenvolvimento integral do homem. Neste sentido, o legado deixado pelos embates do início século XX para a educação foram muito significativos, em especial, pelo avanço da educação popular e sua democratização, contribuindo não somente para desenvolvimento da escola pública, leiga, gratuita e obrigatória, mas, também, para o desenvolvimento de novas formas de ensinar e pensar a formação da criança e do trabalhador.

Palabras clave : Educação no início do Século XX; Sociedade em Transição; Educação das Massas.

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