SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número1PROPOSTAS EDUCACIONAIS NA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX: PERSPECTIVAS PARA UMA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

DOMINGUEZ, Carolina Quirós. Quais são minhas competências avaliativas? O processo de criação de um instrumento de autoavaliação para professores do ensino fundamental do Chile. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.1, pp.194-219. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n1.p194-219.

O presente artigo descreve o processo seguido para a elaboração de um questionário de autopercepção das competências avaliadoras dirigido a docentes de Ensino Fundamental do Chile. Este trabalho corresponde à fase qualitativa inicial de um estudo misto de tipo exploratório, a qual se iniciou com a realização de uma exaustiva revisão documental das contribuições de autores e instituições destacados sobre as competências profissionais docentes, com um enfoque específico naquelas relacionadas com a avaliação, tanto das aprendizagens dos estudantes como das próprias práticas avaliadoras. A partir da revisão teórica, determinaram-se quatro tipos de competências avaliadoras (técnica, metodológica, participativa e pessoal) e se complementaram com as contribuições de professores de Ensino Fundamental em exercício, coletadas em dois grupos de discussão. O instrumento foi validado por expertos em avaliação e em competências docentes e posteriormente aplicado a uma mostra piloto de professores; processos que permitiram criar um questionário válido e de qualidade para que os professores reflitam e se autoavaliem em suas competências avaliadoras.

Palavras-chave : Competências avaliadoras; Autopercepção docente; Habilidades de ensino.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )