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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel  y  MORAES, Raquel de Almeida. A TEORIA DO CAPITAL HUMANO E A CONCEPÇÃO PRODUTIVISTA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: EAD EM FOCO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.246-267. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p246-267.

Este texto destina-se a discutir a temática da educação a distância associada à teoria do capital humano. Tem como objeto de análise teórica o contexto econômico neoliberal, a reestruturação produtiva e a relação educação e desenvolvimento que tem como pano de fundo a teoria do capital humano. Os resultados desta análise sugerem a hipótese que não seria possível discutir as atuais políticas voltadas para a educação a distância fora do contexto neoliberal e da teoria do capital humano. E ambos adotam nessa sociedade um sistema intencionalmente desigual, individualista, competitivo, somado a uma concepção economicista de educação que seja apenas capaz de alimentar o processo de acumulação do capital pelas elites. Se se quiserem transformações educacionais qualitativas, é necessário romper com a lógica do capital, modificando radicalmente as relações de poder e do sistema de produção.

Palabras clave : Teoria do Capital Humano; Educação a Distância; Qualificação Politécnica.

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