SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA TEORÍA DEL CAPITAL HUMANO Y LA CONCEPCIÓN PRODUCTIVISTA EN LA EDUCACIÓN BRASILEÑA: LA EAD EN FOCOLA EDUCACIÓN ESPECIAL COMO UN CAMPO DE SABER Y PODER EN LAS POLÍTICAS DE INCLUSIÓN ESCOLAR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

BORGES, Daniele Simões  y  TAUCHEN, Gionara. FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS E POSSIBILIDADES. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.268-289. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p268-289.

O artigo analisa as experiências de formação desenvolvidas no Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - Profocap da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Foram analisados um conjunto de documentos institucionais divulgados anualmente, entre 2008 e 2014, por meio dos Relatórios de Gestão. Com base nestes dados, emergiram dois eixos interpretativos: o primeiro situa o Profocap como política institucional para formação pedagógica; o segundo apresenta as ações desenvolvidas no âmbito do Programa. Constatou-se que o Programa representa uma estratégia para a construção de espaços de formação vinculados às necessidades de qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem e conclui-se sobre a necessidade de um triplo movimento: de ressignificação dos entendimentos sobre a profissão docente, sobre a formação pedagógica e sobre os tempos e espaços de formação.

Palabras clave : Programas de formação; Docentes universitários; Formação pedagógica..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )