SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA FORMACIÓN PEDAGÓGICA DE LOS PROFESORES EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR: EXPERIENCIAS Y POSIBILIDADESLOS CONCEPTOS CREATIVOS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO: LA FORMACIÓN DE UNA NUEVA MIRADA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise  y  HERMES, Simoni Timm. EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.290-311. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p290-311.

Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.

Palabras clave : In/exclusão escolar; Educação Especial; Saber/Poder..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )