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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise  e  HERMES, Simoni Timm. EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.290-311. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p290-311.

Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.

Palavras-chave : In/exclusão escolar; Educação Especial; Saber/Poder..

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