Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Contrapontos
versão On-line ISSN 1984-7114
Resumo
LUNARDI-LAZZARIN, Márcia Lise e HERMES, Simoni Timm. EDUCAÇÃO ESPECIAL COMO CAMPO DE SABER E PODER NAS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.290-311. ISSN 1984-7114. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p290-311.
Considerando as reformas educacionais relativas às políticas públicas de Educação Especial, este artigo problematiza a emergência e a operacionalidade da Educação Especial por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE) nas escolas inclusivas. Partindo de um estudo de caráter exploratório, inscrito nos Estudos Foucaultianos em Educação, desenvolvemos o entendimento da Medicina Social, da Psicologia e da Pedagogia como condições de possibilidade da emergência da Educação Especial, bem como problematizamos a tríade palavra-razão-ordem na operacionalidade dessa educação especializada. Concluímos que, apesar das reformas educacionais, continuamos a produzir prisioneiros do pertencimento nas escolas, efetivando inclusões excludentes e exclusões includentes.
Palavras-chave : In/exclusão escolar; Educação Especial; Saber/Poder..