SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2SPECIAL EDUCATION AS A FIELD OF KNOWLEDGE AND POWER IN SCHOOL INCLUSION POLICIESSOCIAL REPRESENTATIONS OF THE MUSIC LESSON IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL: ENJOYMENT AND LEARNING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MORAIS, Maria José da Silva  and  PINHO, Maria José do. CONCEPÇÕES DE CRIATIVIDADE NO CONTEXTO EDUCACIONAL: UM NOVO OLHAR FORMATIVO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.312-334. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p312-334.

A criatividade na formação continuada de professores na perspectiva educativa como um bem social pautada no (re)pensar, (re)planejar e (re)significar tanto do aprender quanto ensinar é urgente na contemporaneidade. Nesse aspecto, o presente artigo busca compreender o conceito de criatividade e sua relevância na formação continuada de professores do ensino fundamental. Esta discussão é fruto de um recorte da fundamentação teórica de dissertação de Mestrado em Educação da Universidade Federal do Tocantins (UFT) que se apoiou na abordagem qualitativa de caráter exploratório. A pesquisa apontou a necessidade de uma formação que prima pelas bases teóricas da criatividade, na constante busca da ressignificação e da aprendizagem, bem como o fazer mais aberto e dinâmico. Esses aspectos sinalizam que a criatividade carece ser assumida como um valor educativo e um bem social para haver professores e estudantes criativos atentando para as questões sociais, políticas, econômicas, educacionais e planetárias. Ou seja, cidadãos que estão preocupados consigo mesmo e com a melhoria de toda a sociedade. Portanto, é indispensável formar professores com consciência e atitudes ampliadas para transformar situações adversas em ações criativas. E isto implica admitir uma prática crítica e construtiva de novos conhecimentos para o fazer compartilhado de novos significados para dimensão formativa na atualidade.

Keywords : Criatividade; Formação continuada; Ressignificação do conhecimento..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )