SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LOS CONCEPTOS CREATIVOS EN EL CONTEXTO EDUCATIVO: LA FORMACIÓN DE UNA NUEVA MIRADAEL PIBID Y LA CONSTITUCIÓN DEL SER PROFESOR: SABERES NECESARIOS PARA LA PROFESIÓN DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

RAUSKI, Rafael Dalalíbera  y  ROSSO, Ademir José. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA AULA DE MÚSICA NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: FRUIÇÃO E APRENDIZAGEM. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.335-352. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p335-352.

Este artigo é um recorte da dissertação intitulada “Representações sociais sobre música, estilos musicais e aula de música por alunos concluintes do ensino fundamental” (RAUSKI, 2015) e visa discutir as representações sociais (RS) de alunos do 9° ano do ensino fundamental sobre a aula de música. A pesquisa foi realizada em três escolas públicas e em três escolas particulares do município de Ponta Grossa - PR e região, e teve como aporte teórico a Teoria das Representações Sociais, segundo Moscovici e colaboradores. A coleta das informações foi realizada mediante questionários (N = 233), e a análise dos dados contou com o auxílio dos softwares ALCESTE e SPSS, além da análise de conteúdo. A aula de música é representada pelos alunos como menos importante frente às disciplinas escolares e deveria ter como elementos centrais a diversão e as práticas musicais, e atender aos estilos musicais preferidos. Essa RS e a expectativa dos adolescentes distanciam-se da aula de música, que segue modelos “conservatoriais”.

Palabras clave : Representações sociais; Aula de música; Ensino fundamental..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )