SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2SOCIAL REPRESENTATIONS OF THE MUSIC LESSON IN THE 9TH YEAR OF ELEMENTARY SCHOOL: ENJOYMENT AND LEARNINGTHE FORMATION OF CHILDREN EDUCATION PROFESSIONALS IN THE MUNICIPALITY OF GUARAPUAVA-PR BRAZIL: CHALLENGES TO PUBLIC POLICIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

BROSTOLIN, Marta Regina  and  OLIVEIRA, Evelyn Aline da Costa de. O PIBID E A CONSTITUIÇÃO DO SER PROFESSOR: SABERES NECESSÁRIOS PARA A PROFISSÃO DOCENTE. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.353-370. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p353-370.

O presente artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid e suas contribuições para a constituição de saberes profissionais necessários para a atuação docente. Seguindo uma abordagem qualitativa com delineamento exploratório e descritivo, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas com roteiro semiestruturado e registros de observação, com oito acadêmicos bolsistas participantes do Pibid/Pedagogia em uma escola pública, na cidade de Campo Grande/MS. Os resultados revelam a importância do Programa para a formação inicial e a inserção dos acadêmicos na prática docente para promover a construção dos saberes docentes por meio das parcerias com profissionais mais experientes, do conhecimento sobre a organização institucional e o enfrentamento das dificuldades da docência podendo contar com a colaboração de outras pessoas. Evidenciam também que as experiências permitidas pelo Pibid foram essenciais para a decisão de continuarem na docência.

Keywords : Pibid; Acadêmicos bolsistas; Profissão e Saberes docentes..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )