SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2LA FORMACIÓN DE LOS PROFESIONALES DE LA EDUCACIÓN INFANTIL EN LA MUNICIPALIDAD DE GUARAPUAVA/PR: DESAFÍOS PARA LAS POLÍTICAS PÚBLICASREFLEXIONES SOBRE LA FORMACIÓN DEL PROFESORADO: SUS DETERMINANTES Y SUS IMPLICACIONES DE IDENTIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PISSAIA, Vitor Hugo  y  BRANDAO, Carlos da Fonseca. MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR QUANTO À PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS - MUNIC 2014. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.395-415. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p395-415.

Este artigo tem por objetivo analisar a condição estrutural de gestão educacional dos municípios de pequeno porte, a partir das informações publicadas em 2015 pelo IBGE, “Pesquisa de Informações Educacionais Básicas Municipais” - MUNIC, tendo referência o ano de 2014. Apesar de utilizar dados quantitativos acerca do objeto de pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de verificar os principais aspectos de gestão educacional frente às suas atribuições e atendimento aos dispositivos legais (LDB n. 9.394/96, PNE 2001 e PNE 2014). A pesquisa considera que existe a necessidade de estudos mais aprofundados no contexto de gestão educacional, sobre a condição desses municípios. Estes precisam atender aos dispositivos legais e às atribuições pertinentes (independentemente do seu porte) e também com relação à construção de uma agenda de implementação de políticas públicas educacionais que considere essa situação peculiar.

Palabras clave : Municípios de pequeno porte; Políticas educacionais públicas; Gestão educacional..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )