SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número2A FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE GUARAPUAVA/PR: DESAFIOS ÀS POLÍTICAS PÚBLICASREFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE: SEUS DETERMINANTES E SUAS IMPLICAÇÕES IDENTITÁRIAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PISSAIA, Vitor Hugo  e  BRANDAO, Carlos da Fonseca. MUNICÍPIOS DE PEQUENO PORTE: UMA ANÁLISE PRELIMINAR QUANTO À PESQUISA DE INFORMAÇÕES BÁSICAS EDUCACIONAIS MUNICIPAIS - MUNIC 2014. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.2, pp.395-415. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n2.p395-415.

Este artigo tem por objetivo analisar a condição estrutural de gestão educacional dos municípios de pequeno porte, a partir das informações publicadas em 2015 pelo IBGE, “Pesquisa de Informações Educacionais Básicas Municipais” - MUNIC, tendo referência o ano de 2014. Apesar de utilizar dados quantitativos acerca do objeto de pesquisa, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com o intuito de verificar os principais aspectos de gestão educacional frente às suas atribuições e atendimento aos dispositivos legais (LDB n. 9.394/96, PNE 2001 e PNE 2014). A pesquisa considera que existe a necessidade de estudos mais aprofundados no contexto de gestão educacional, sobre a condição desses municípios. Estes precisam atender aos dispositivos legais e às atribuições pertinentes (independentemente do seu porte) e também com relação à construção de uma agenda de implementação de políticas públicas educacionais que considere essa situação peculiar.

Palavras-chave : Municípios de pequeno porte; Políticas educacionais públicas; Gestão educacional..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )