SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3GÊNERO E DOCÊNCIA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

VENDRAMINI, Célia Regina. JOVENS MIGRANTES DIANTE DO DESAFIO DE TRABALHAR E ESTUDAR. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.427-440. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p427-440.

O artigo aborda as interconexões entre migração, trabalho e escola, considerando a realidade de jovens do ensino médio de escolas públicas situadas em Florianópolis. A problemática diz respeito às dificuldades de conciliar estudo e trabalho, especialmente no caso dos estudantes migrantes. A mobilidade dos jovens ou de sua família afeta seu percurso escolar, levando à descontinuidade e interrupção dos estudos, o que pode gerar abandono ou insucesso escolar. Com base na aplicação de questionários, realização de grupos focais e entrevistas com estudantes, analisamos os problemas vividos pelos jovens da classe trabalhadora para seguir os estudos e inserir-se no trabalho, inserção esta que pode conduzir à migração.

Palavras-chave : Migração; Escola; Trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )