SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3JÓVENES MIGRANTES FRENTE AL DESAFÍO DE TRABAJAR Y ESTUDIARNARRATIVAS DE LA FORMACIÓN DOCENTE: EXPERIENCIAS EN LA PRÁCTICA SUPERVISADA EN EDUCACIÓN FÍSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

JESUS, Adriana Regina de  y  COSTA, Rogério da. GÊNERO E DOCÊNCIA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.441-459. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p441-459.

O presente artigo tem como objetivo identificar por meio das falas dos discentes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina as percepções que se têm em relação ao gênero e à docência. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizou-se como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa. Na busca de recuperar tais percepções dos discentes, a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo formaram o conjunto de procedimentos investigativos. Ao término da pesquisa, constatou-se que os alunos relacionam à docência com aspectos de infantilização e feminização. Outro ponto importante a ressaltar é que o currículo do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina necessita de um novo olhar em relação ao gênero e à docência, podendo assim contribuir para a formação da leitura crítica de mundo e da condição humana dos estudantes do referido curso.

Palabras clave : Gênero; Docência; Infantilização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )