SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3GENDER AND TEACHING: A VIEW FROM THE PERSPECTIVE OF PEDAGOGY STUDENTSMUNICIPAL EDUCATION COUNCILS: MONITORING AND EVALUATING MUNICIPAL EDUCATION PLANS RELATED TO THE PNE 2014-2024 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

NUNES, Kezia Rodrigues  and  VENTORIM, Silvana. NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.460-484. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p460-484.

O objetivo deste trabalho é produzir e ampliar redes de sentidos de formação docente e de estágio supervisionado, por meio das experiências compartilhadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Como instrumentos para produção de dados, utiliza os memoriais, que se tratam de trabalhos produzidos pelos/as acadêmicos/as como critério parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental. Dentre os anos 2011 e 2015, em nove semestres letivos, reuniram-se 180 memoriais e selecionaram-se 14 para compor essa pesquisa. Como resultados, evidencia-se a complexa relação entre os atores envolvidos no estágio supervisionado e sua contribuição na formação inicial e continuada de professores. Trata, ainda, ao modo dos estagiários, do reconhecimento ampliado das demandas docentes a partir das experiências vividas no ensino superior; e por parte das autoras, de uma escrita-formação que se constitui na atividade de pesquisar, narrar, ouvir, sentir e escrever.

Keywords : Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Narrativas de formação docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )