SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3EL GÉNERO Y LA DOCENCIA: UNA VISIÓN DESDE LA PERSPECTIVA DE LOS ESTUDIANTES DEL CURSO DE PEDAGOGÍACONSEJOS MUNICIPALES DE EDUCACIÓN: MONITOREO Y EVALUACIÓN DE LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN RELACIONADOS AL PNE 2014-2024 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

NUNES, Kezia Rodrigues  y  VENTORIM, Silvana. NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.460-484. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p460-484.

O objetivo deste trabalho é produzir e ampliar redes de sentidos de formação docente e de estágio supervisionado, por meio das experiências compartilhadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Como instrumentos para produção de dados, utiliza os memoriais, que se tratam de trabalhos produzidos pelos/as acadêmicos/as como critério parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental. Dentre os anos 2011 e 2015, em nove semestres letivos, reuniram-se 180 memoriais e selecionaram-se 14 para compor essa pesquisa. Como resultados, evidencia-se a complexa relação entre os atores envolvidos no estágio supervisionado e sua contribuição na formação inicial e continuada de professores. Trata, ainda, ao modo dos estagiários, do reconhecimento ampliado das demandas docentes a partir das experiências vividas no ensino superior; e por parte das autoras, de uma escrita-formação que se constitui na atividade de pesquisar, narrar, ouvir, sentir e escrever.

Palabras clave : Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Narrativas de formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )