SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3GÊNERO E DOCÊNCIA: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIACONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO RELATIVOS AO PNE 2014-2024 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

NUNES, Kezia Rodrigues  e  VENTORIM, Silvana. NARRATIVAS DE FORMAÇÃO DOCENTE: EXPERIÊNCIAS NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.460-484. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p460-484.

O objetivo deste trabalho é produzir e ampliar redes de sentidos de formação docente e de estágio supervisionado, por meio das experiências compartilhadas por estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Como instrumentos para produção de dados, utiliza os memoriais, que se tratam de trabalhos produzidos pelos/as acadêmicos/as como critério parcial para aprovação na disciplina Estágio Supervisionado nas séries finais do Ensino Fundamental. Dentre os anos 2011 e 2015, em nove semestres letivos, reuniram-se 180 memoriais e selecionaram-se 14 para compor essa pesquisa. Como resultados, evidencia-se a complexa relação entre os atores envolvidos no estágio supervisionado e sua contribuição na formação inicial e continuada de professores. Trata, ainda, ao modo dos estagiários, do reconhecimento ampliado das demandas docentes a partir das experiências vividas no ensino superior; e por parte das autoras, de uma escrita-formação que se constitui na atividade de pesquisar, narrar, ouvir, sentir e escrever.

Palavras-chave : Formação de Professores; Estágio Supervisionado; Narrativas de formação docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )