SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3MUNICIPAL EDUCATION COUNCILS: MONITORING AND EVALUATING MUNICIPAL EDUCATION PLANS RELATED TO THE PNE 2014-2024CURRICULAR ADVANCES IN INITIAL TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

NUNES, Andréa Karla Ferreira  and  AVILA, Everton Gonçalves. CONEXÕES ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.509-528. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p509-528.

O artigo aborda a relação entre o Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e o Questionário do Estudante do ENADE apreendendo as conexões existentes. Tem como objeto o estudo do processo da avaliação que se apresenta por meio do ENADE, quando se utiliza do insumo Questionário do Estudante para obter respostas sobre a qualidade dos cursos superior. O objetivo foi verificar como as respostas do Questionário do Estudante validam o que é proposto no Projeto Pedagógico do Curso, cujas orientações estão no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. A análise buscou informações com base na documentação existente (leis, relatórios, decretos, notas técnicas e artigos). Os meios para obtenção das informações foram a pesquisa documental e bibliográfica. A análise consentiu perceber como o Ministério da Educação tem trabalhado para tornar os indicadores de qualidade da educação superior complementares entre si e que o Questionário do Estudante testifica o que deve ser percebido pelos estudantes ao longo do curso de graduação.

Keywords : Projeto Pedagógico de Curso de Graduação; Questionário do Estudante do ENADE; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )