SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3CONSEJOS MUNICIPALES DE EDUCACIÓN: MONITOREO Y EVALUACIÓN DE LOS PLANES MUNICIPALES DE EDUCACIÓN RELACIONADOS AL PNE 2014-2024AVANCES CURRICULARES EN LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

NUNES, Andréa Karla Ferreira  y  AVILA, Everton Gonçalves. CONEXÕES ENTRE O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO E O QUESTIONÁRIO DO ESTUDANTE DO ENADE. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.509-528. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p509-528.

O artigo aborda a relação entre o Projeto Pedagógico de Curso de Graduação e o Questionário do Estudante do ENADE apreendendo as conexões existentes. Tem como objeto o estudo do processo da avaliação que se apresenta por meio do ENADE, quando se utiliza do insumo Questionário do Estudante para obter respostas sobre a qualidade dos cursos superior. O objetivo foi verificar como as respostas do Questionário do Estudante validam o que é proposto no Projeto Pedagógico do Curso, cujas orientações estão no Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação presencial e a distância. A análise buscou informações com base na documentação existente (leis, relatórios, decretos, notas técnicas e artigos). Os meios para obtenção das informações foram a pesquisa documental e bibliográfica. A análise consentiu perceber como o Ministério da Educação tem trabalhado para tornar os indicadores de qualidade da educação superior complementares entre si e que o Questionário do Estudante testifica o que deve ser percebido pelos estudantes ao longo do curso de graduação.

Palabras clave : Projeto Pedagógico de Curso de Graduação; Questionário do Estudante do ENADE; Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )