SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3CONEXIONES ENTRE EL PROYECTO PEDAGÓGICO DEL CURSO Y EL CUESTIONARIO DEL ESTUDIANTE DEL ENADEFORMACIÓN DOCENTE PARA LA EDUCACIÓN DE LA PRIMERA INFANCIA: UNA LECTURA DEL CURSO DE PEDAGOGÍA, DESPUÉS DE LAS ORIENTACIONES CURRICULARES NACIONALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

KELLER-FRANCO, Elize  y  MASETTO, Marcos Tarciso. AVANÇOS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.529-551. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p529-551.

As questões que se colocam para educação básica brasileira têm direcionado o olhar para os cursos de formação inicial de professores, sugerindo uma ressignificação dos conhecimentos e das práticas vigentes nesses cursos. Começa a emergir a compreensão de que as intervenções que tornam possível a inovação nos cursos de formação envolve a busca de novas abordagens curriculares que rompam com o paradigma curricular tradicional. O presente estudo traz para reflexão a análise crítica de uma organização curricular alternativa em andamento nas Licenciaturas da Universidade Federal do Paraná-Litoral, tendo como objetivo investigar em que medida a proposta que vem sendo desenvolvida nessa instituição traz elementos com potencial de contribuição para um novo paradigma curricular na formação inicial de professores. Adota-se como caminho metodológico um estudo exploratório de abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados, privilegiou-se a análise documental. Os resultados indicam que o currículo em andamento traz novos contornos para o campo da teoria e das práticas curriculares dos programas de formação de professores. Ao colocar em ação os princípios de uma educação emancipatória e de uma proposta pedagógica fundamentada em projetos, o currículo rompe com o paradigma técnico disciplinar e identifica-se com as teorias curriculares críticas e pós-críticas e com a abordagem do currículo integrado. O caráter de construção em movimento do currículo, aberto para que a inteligência coletiva dos educadores em seus contextos institucionais encontre espaço para a diversificação e a inovação, coloca-se diante da possibilidade de um novo paradigma em processo.

Palabras clave : Formação inicial de professores; Inovação curricular; Licenciaturas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )