SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3INVESTIGACIÓN Y EXPERIENCIA: LITERATURA QUE PULSA EN EL MOVIMIENTO DE LA ESCRITURAMOVIMIENTOS Y GESTOS DEL CUERPO DEL NIÑO EN LA PEDAGOGÍA DE PROYECTOS: TRAYECTORIA METODOLÓGICA DE UNA INVESTIGACIÓN CON NIÑOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PINTO, Eliane Aparecida Toledo; CORTINOVE, Letícia Carolina  y  CARVALHO, Dariel de. ESTRATÉGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM UTILIZADAS NOS CURSOS DE HISTÓRIA, FILOSOFIA E PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES DE ALUNOS E PROFESSORES. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.590-616. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p590-616.

A compreensão e a utilização de estratégias de ensino-aprendizagem são essenciais ao processo educacional. Para cada disciplina e turma há contextos diferentes que requerem estratégias de ensino que contribuam para que o estudante compreenda o conteúdo. Assim, esta pesquisa surgiu da necessidade de investigar e analisar as diversas estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas nos cursos de licenciatura de História, Filosofia e Pedagogia de uma universidade privada no município de Bauru/SP, bem como a visão dos seus docentes e discentes. Através dos questionários semiestruturados aplicados aos docentes e aos discentes foi possível evidenciar a importância dessas estratégias no processo de ensino-aprendizagem, como também as relações interpessoais estabelecidas. Os docentes utilizaram diversas estratégias de ensino e aprendizagem ao ministrarem suas aulas e os alunos as aprovaram. Domínio de conteúdo, interação entre professor e aluno, explicação clara e objetiva, relação entre teoria e prática, uso de recursos didáticos e tecnológicos, são apenas algumas das estratégias citadas por alunos e professores que facilitam o processo de ensino e aprendizagem. Os resultados evidenciaram que as estratégias são importantes para a compreensão do conteúdo ensinado, bem como a didática e os recursos utilizados pelos docentes, o que contribui significativamente para uma educação de qualidade.

Palabras clave : de ensino-aprendizagem; Ensino superior; Professor-aluno.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )