SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue3TEACHING AND LEARNING STRATEGIES USED IN HISTORY, PHILOSOPHY AND PEDAGOGY COURSES: CONCEPTS OF STUDENTS AND TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

GARANHANI, Marynelma Camargo  and  MONTEIRO, Tatiane Lopes. MOVIMENTOS E GESTOS DO CORPO INFANTIL NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.617-635. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p617-635.

O objetivo deste estudo foi compreender como crianças utilizam o movimento do seu corpo para comunicarem suas aprendizagens. Para isto, selecionamos uma escola da rede particular de Curitiba, que por meio da pedagogia de projetos, considerava as crianças protagonistas de suas aprendizagens. Os instrumentos para a produção de dados da pesquisa foram: a observação participante, a entrevista em grupo e um recurso chamado JPEG converter, o qual possibilitou a transformação de vídeos em imagens fotográficas. A análise dos dados nos possibilitou identificar três tipos de movimentos na comunicação das crianças: o movimento aleatório do corpo infantil; o movimento do corpo como suporte da fala infantil e o movimento com intenção: o gesto infantil. Assim, o presente artigo tem a intenção de apresentar a trajetória metodológica da pesquisa, como também discussões e reflexões sobre o movimento do corpo infantil e os seus gestos no processo de comunicação de aprendizagens.

Keywords : Pesquisa com crianças; Movimento; Gestos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )