SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número3ESTRATEGIAS DE ENSEÑANZA Y DE APRENDIZAJE UTILIZADAS EN LOS CURSOS DE HISTORIA, FILOSOFÍA Y PEDAGOGÍA: CONCEPTOS DE LOS ESTUDIANTES Y PROFESORES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

GARANHANI, Marynelma Camargo  y  MONTEIRO, Tatiane Lopes. MOVIMENTOS E GESTOS DO CORPO INFANTIL NA PEDAGOGIA DE PROJETOS: TRAJETÓRIA METODOLÓGICA DE UMA PESQUISA COM CRIANÇAS. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.3, pp.617-635. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n3.p617-635.

O objetivo deste estudo foi compreender como crianças utilizam o movimento do seu corpo para comunicarem suas aprendizagens. Para isto, selecionamos uma escola da rede particular de Curitiba, que por meio da pedagogia de projetos, considerava as crianças protagonistas de suas aprendizagens. Os instrumentos para a produção de dados da pesquisa foram: a observação participante, a entrevista em grupo e um recurso chamado JPEG converter, o qual possibilitou a transformação de vídeos em imagens fotográficas. A análise dos dados nos possibilitou identificar três tipos de movimentos na comunicação das crianças: o movimento aleatório do corpo infantil; o movimento do corpo como suporte da fala infantil e o movimento com intenção: o gesto infantil. Assim, o presente artigo tem a intenção de apresentar a trajetória metodológica da pesquisa, como também discussões e reflexões sobre o movimento do corpo infantil e os seus gestos no processo de comunicação de aprendizagens.

Palabras clave : Pesquisa com crianças; Movimento; Gestos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )