SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4DIAGNÓSTICOS REGIONALES SOBRE LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL COMPROMISO AMBIENTAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR DE AMÉRICA LATINA Y EL CARIBEJUVENTUD(ES) Y ENSEÑANZA SECUNDARIA: DE LA INCLUSIÓN ESCOLAR EXCLUYENTE A LOS JÓVENES CONSIDERADOS NINI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ROSSII, Rafael. LUKÁCS, POLÍTICA E TRABALHO ASSOCIADO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.672-687. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p672-687.

O presente ensaio serve de instrumento através do qual abordamos os fundamentos ontológicos da práxis política e da categoria do trabalho tendo, primordialmente, as contribuições do filósofo húngaro Gyorgy Lukács em sua obra Para uma Ontologia do Ser Social. Entendemos que defender a práxis política como uma atividade humana ontológica ao ser social não quer dizer necessariamente uma adesão a posicionamentos de ordem reformistas com relação à presente ordem societária regida pelo sistema do capital. O desafio está em investigar as articulações da política, sendo uma práxis ideológica, junto ao trabalho associado - como abordado por Marx - entendido como a categoria fundante de uma forma de sociabilidade superior àquela regida pelo capital. Para isso é imprescindível a compreensão tanto do trabalho quanto da política numa abordagem ontológica histórica e social.

Palabras clave : Trabalho; Política; Trabalho Associado.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )