SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4DIAGNÓSTICOS REGIONAIS SOBRE A INSTITUCIONALIZAÇÃO DO COMPROMISSO AMBIENTAL NO ENSINO SUPERIOR DA AMÉRICA LATINA E DO CARIBEJUVENTUDE(S) E ENSINO MÉDIO: DA INCLUSÃO ESCOLAR EXCLUDENTE AOS JOVENS CONSIDERADOS NEM-NEM índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

ROSSII, Rafael. LUKÁCS, POLÍTICA E TRABALHO ASSOCIADO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.672-687. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p672-687.

O presente ensaio serve de instrumento através do qual abordamos os fundamentos ontológicos da práxis política e da categoria do trabalho tendo, primordialmente, as contribuições do filósofo húngaro Gyorgy Lukács em sua obra Para uma Ontologia do Ser Social. Entendemos que defender a práxis política como uma atividade humana ontológica ao ser social não quer dizer necessariamente uma adesão a posicionamentos de ordem reformistas com relação à presente ordem societária regida pelo sistema do capital. O desafio está em investigar as articulações da política, sendo uma práxis ideológica, junto ao trabalho associado - como abordado por Marx - entendido como a categoria fundante de uma forma de sociabilidade superior àquela regida pelo capital. Para isso é imprescindível a compreensão tanto do trabalho quanto da política numa abordagem ontológica histórica e social.

Palavras-chave : Trabalho; Política; Trabalho Associado.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )