SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 número4LUKÁCS, POLÍTICA E TRABALHO ASSOCIADOÉ BEM RARO ENCONTRAR ALUNOS VIOLENTOS ENTRE AQUELES QUE ACHAM SENTIDO E PRAZER NA ESCOLA”: A VIOLÊNCIA ESCOLAR ENTRE DISCURSOS E CONCEITOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BERNARDIM, Márcio Luiz  e  SILVA, Monica Ribeiro da. JUVENTUDE(S) E ENSINO MÉDIO: DA INCLUSÃO ESCOLAR EXCLUDENTE AOS JOVENS CONSIDERADOS NEM-NEM. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.688-704. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p688-704.

Neste estudo discorremos sobre as tensões que marcam a(s) juventude(s) no século 21 e suas inter-relações com o processo educativo escolar. Retomamos as principais correntes teóricas que versam sobre o conceito de juventude, analisando as limitações das abordagens que a consideram como um sujeito idealizado e destituído de materialidade histórica. Ao demonstrar a amplitude e demarcar a compreensão da categoria juventude, discutimos as condições e as expectativas acerca do Ensino Médio a partir dos dados primários coligidos, concluindo com a análise das relações entre escola e trabalho e das dificuldades enfrentadas pelos jovens diante do universo escolar. Tanto a pluralidade que caracteriza a condição juvenil quanto as formas de manifestação da subjetividade dimensionam o desafio que é compreender hoje a(s) juventude(s) em sua dinâmica relação com a escola.

Palavras-chave : Juventude e Ensino Médio; Juventude, escola e trabalho; Jovens nem-nem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )