SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4IT IS VERY RARE TO FIND VIOLENT STUDENTS AMONG THOSE WHO FIND MEANING AND PLEASURE IN SCHOOL": SCHOOL VIOLENCE BETWEEN DISCOURSES AND CONCEPTSPOLICIES FOR TEACHER TRAINING AND WORK IN THE CONTEMPORARY WORLD: A DISCUSSION BASED ON THE GRAMSCIAN CONCEPT OF ORGANIC INTELLECTUAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

MOURA, Eliana Perez Gonçalves de  and  PEREIRA, Gislaine Cristina. DESENVOLVIMENTO HUMANO - REPENSANDO CONCEITOS NO ÂMBITO INTERDISCIPLINAR. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.717-728. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p717-728.

O estudo do desenvolvimento humano, diante da constante e complexa transformação nos domínios teórico-práticos interdisciplinares, vem sendo pensado de maneiras diversas. Apesar dos recursos financeiros continuarem sendo relevantes, o crescimento econômico deixa de ser primordial na composição deste conceito, sendo complementado pelo fator humano. O objetivo é apresentar um breve resgate compreensivo sobre desenvolvimento humano. Utiliza-se o método bibliográfico, com a busca por meio do descritor desenvolvimento humano, sendo direcionada para livros e periódicos científicos, publicados a partir de 1980, partindo do IDH/PNUD, para outras abordagens interdisciplinares. Percebe-se a importância de compreender o desenvolvimento humano para além dos aspectos econômicos, sem desconsiderar o IDH que contempla renda, saúde e educação. Conclui-se que a noção ampliada do termo destaca, além destes indicadores, os aspectos físico, cognitivo, psicossocial, histórico, cultural e principalmente subjetivo para a compreensão de desenvolvimento humano.

Keywords : Desenvolvimento Humano; Interdisciplinaridade; Fator Humano.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )