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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

BERNADO, Elisangela da Silva  e  VASCONCELLOS, Katia Regina Teixeira. FORMAÇÃO CONTINUADA EM UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL: NOTAS SOBRE UM ESTUDO DE CASO. Contrapontos [online]. 2017, vol.17, n.4, pp.744-760. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v17n4.p744-760.

O artigo oportuniza refletir sobre a formação dos professores que atuam em uma escola, que atende aos cinco primeiros anos do ensino fundamental em tempo integral, e se essa formação é suficiente para proporcionar aos docentes uma formação mais completa com a participação desses profissionais em cursos, palestras e encontros formativos e formações continuadas em serviço, assim, traremos alguns apontamentos de como esses profissionais percebem mudanças em sua prática pedagógica. Como questão problema, destacamos: como a formação continuada oferecida pela rede municipal de educação altera (ou não) a prática do professor? Participaram do estudo qualitativo, em 2015/2016, dezenove professores de uma escola municipal, localizada no município de Niterói, Rio de Janeiro. Com relação aos instrumentos de pesquisa para o apanhado das informações, utilizamos questionários com questões fechadas e abertas e entrevistas semiestruturadas, além da observação dos espaços (escola e Fundação Municipal de Educação) para tentar fazer links entre a política e a prática de formação para os professores, propondo uma reflexão teórica e priorizando uma análise qualitativa. Em quase sua totalidade, os participantes relataram considerar sua formação inicial insuficiente para exercerem sua função. Percebemos aqui a necessidade de trocas e espaços formativos que fortaleçam os professores no sentido de valorizarem seus saberes desenvolvidos por meio de suas práticas diárias.

Palavras-chave : Formação docente; Formação continuada; Educação em tempo integral.

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