SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue1MICROHISTORY AS A THEORETICAL CONTRIBUTION TO STUDIES IN THE HISTORY OF EDUCATIONKNOWLEDGE AND LEARNING: BETWEEN NUMBERS AND INDIVIDUALS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

ALVES, Andréia Vicência Vitor. A GESTÃO EDUCACIONAL NAS FORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO LULA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.29-44. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p29-44.

Este estudo busca compreender a gestão na política educacional brasileira para a educação básica no Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (Governo Lula), por meio de pesquisa documental e teórico-bibliográfica. Inicia abordando o Governo Lula e suas principais iniciativas para a educação básica e logo após apresenta suas ações voltadas para gestão da educação básica, concluindo que o Governo Lula apresenta iniciativas com mecanismos de gestão democrática da educação, tendo em vista uma formação para a cidadania, a participação dos cidadãos nas discussões, tomadas de decisões e materialização das ações de acordo com os seus anseios, mas também possui ações com mecanismos de gestão gerencial, que visam a um planejamento estratégico, eficaz, que possibilita a participação da comunidade escolar apenas na execução das tarefas previamente pensadas pela União e tem como fim a busca de desempenho e resultados na educação escolar, sendo estas as ações que possuem ênfase no Governo Lula. Na esfera normativa, a gestão democrática ainda é estabelecida como a concepção de gestão que deve vigorar na educação brasileira, entretanto vem ocorrendo a incorporação da gestão gerencial nas principais iniciativas da União nesse Governo.

Keywords : Educação básica; Gestão educacional; Política educacional; Governo Lula.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )