SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1A GESTÃO EDUCACIONAL NAS FORMULAÇÕES DE POLÍTICAS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA NO GOVERNO LULALETRAMENTO CRIATIVO: UM PANORAMA HISTÓRICO DA UTILIZAÇÃO DE ABORDAGENS PROVENIENTES DA ÁREA DE DESIGN NA ÁREA DA EDUCAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PACHECO, José Augusto Brito. Saberes e Aprendizagens: entre os Números e as Pessoas. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.45-54. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p45-54.

Não se esgotam as ideias sobre a educação e mais ainda sobre as suas finalidades, sempre num pêndulo oscilante entre o social, de âmbito cultural, político e ideológico, e o pessoal, na esfera do sujeito e da multiplicidade de subjetividades que o tornam em pessoa. Desde os escritos filosóficos até aos sociológicos e pedagógicos, a educação e a formação têm sempre em vista saberes e aprendizagens, geralmente discutidos em propostas curriculares - sim, porque o currículo é conhecimento - diferentemente perspetivadas. São analisadas neste texto as racionalidades de Estado, Sujeito e Mercado como abordagens oscilando entre os números e as pessoas.

Palavras-chave : Estado; Sujeito; Mercado; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )