SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1AGENTE MIRIM DE DEFESA CIVIL: EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO E REDUÇÃO DE RISCOS DE DESASTRES NATURAIS EM BLUMENAU, SANTA CATARINADIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SILVA, Rodrigo Manoel Dias da  e  SILVA, Denise Madeira de Castro e. CIDADE, INFÂNCIA E ESCOLARIZAÇÃO: UM ENSAIO ANALÍTICO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.88-101. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p88-101.

O presente artigo visa discutir a constituição das cidades nos projetos da modernidade e, mediante revisão de aportes dos campos da História e da Sociologia da Educação, problematizar sua pretensa competência educadora aludida em programas contemporâneos de indução de educação em tempo integral. Por meio de uma revisão teórica, buscou-se articular os conceitos de infância, escolarização, cidade e cidadania com vistas à delimitação das relações das crianças com os espaços urbanos, predominantemente supervisionadas pelos adultos.

Palavras-chave : Cidade; Infância; Escolarização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )