SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1DIRETRIZES CURRICULARES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES FORMADORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PEREIRA, Marcelo de Andrade  e  LIMA, Eliana Kiara Viana. Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimento. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.1, pp.115-128. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n1.p115-128.

Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários com alunos da terceira série do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Araguatins, no ano de 2014. O objetivo principal desta investigação foi analisar as relações entre literatura e cinema no que concerne ao ensino de Literatura no Ensino Médio, propondo uma forma diferenciada de articular Literatura e Cinema, Educação e Cinema na escola. A abordagem da pesquisa foi qualitativa. A coleta de dados foi executada por meio da pesquisa-ação e diálogo organizado com os alunos, que pretendeu discutir a percepção do aluno litecineasta, em relação ao cinema e aos seus limites e potencialidades para o ensino da Literatura. Para o embasamento teórico foram utilizados autores como Walter Benjamin (1994), Robert Stam (2006) e Adriana Fresquet (2013).

Palavras-chave : Ensino de literatura; Cinema; Escola.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )