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Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CARDOSO, Maria Gorete Rodrigues  y  ROCHA, Genylton Odilon Rego da. INTEGRAÇÃO NO ENSINO MÉDIO: LUTA HEGEMÔNICA PELA SIGNIFICAÇÃO DO CURRÍCULO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.18-39. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p18-39.

O trabalho focaliza os discursos de integração na política curricular brasileira para o ensino médio, no período de 1998 a 2012. O objetivo central é compreender a produção dos discursos de integração como luta hegemônica pela significação do currículo, evidenciando o processo articulatório que possibilitou a fixação de determinados sentidos provisórios e contingentes nos textos curriculares. Metodologicamente, a pesquisa se pauta numa abordagem qualitativa e se caracteriza como um estudo bibliográfico e documental. A Teoria do Discurso de Ernesto Laclau (1987, 2011, 2013) e o Ciclo Contínuo de Políticas de Stephen Ball (1992, 1994) são aportes estratégicos que subsidiam a investigação. Este referencial teórico-metodológico nos possibilita analisar a política curricular em tela como produção discursiva e como luta pela fixação provisória de significados. As categorias que organizam a análise dos dados documentais são: demanda, antagonismo, articulação, hegemonia e significante vazio, estas categorias se originaram a partir de noções centrais que estruturam a Teoria do Discurso. Os resultados encontrados nos permitem afirmar que os discursos de integração hegemonizados nos textos curriculares não apresentam significados fixos e estáveis, mas vinculam uma multiplicidade de sentidos cambiantes e deslizantes, posto que construídos por meio de relações de diferenças e equivalências entre antigas e novas demandas que disputam espaço na política do nível médio. Pela impossibilidade da fixação de um sentido literal e transparente, capaz de abarcar ou cancelar todas as diferenças que atravessam a luta política, a negociação em torno da integração fez emergir um significante vazio, sob o qual deslizam sentidos ambíguos, contraditórios e flutuantes.

Palabras clave : Política curricular; Ensino médio; Integração.

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