SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2FORMAÇÃO E CONDIÇÕES DE TRABALHO DO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO NO BRASILO INSTRUMENTO DA NORMA E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: CENAS DE UMA ESCOLA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SOUZA, Allan Solano  e  MEDEIROS, Arilene Maria Soares de. Conselho Municipal de Educação em Mossoró-RN: Um Estudo Sobre Sua Função Deliberativa. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.55-73. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p55-73.

Este artigo analisa como acontece a tomada de decisão no Conselho Municipal de Educação de Mossoró-RN, órgão colegiado que subsidia diretamente a Secretaria Municipal de Educação na implementação, na discussão e nos encaminhamentos da política municipal. Com base na abordagem qualitativa, a pesquisa envolve seis representantes titulares do referido conselho com a realização de entrevista semiestruturada individual. A análise dos dados se fundamenta nos aportes da análise do conteúdo. Identifica-se que as reuniões e as pautas consistem em um primeiro aspecto da tomada de decisão, seguindo-se de um processo de conscientização dos sujeitos sobre as decisões a serem colocadas em prática por meio do voto da maioria. Todavia, conclui-se que o conselho tem se revelado como um órgão de controle estatal, decidindo mais sobre assuntos da Secretaria Municipal de Educação, ao afirmar que a Lei de Responsabilidade Educacional foi a decisão que mais beneficiou a educação no município, e deixando marginalizada a importância do Plano Municipal de Educação, mesmo que reconheça sua autonomia relativa para decidir e considere que foi instituído como mecanismo de democratização.

Palavras-chave : Democratização; Conselho Municipal de Educação; Tomada de Decisão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )