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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

CERVI, Gicele Maria  e  SCHUTZ, Monique Cristina Francener Hammes. O INSTRUMENTO DA NORMA E SEUS EFEITOS SOBRE OS CORPOS: CENAS DE UMA ESCOLA. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.74-88. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p74-88.

O presente trabalho tem como objetivo problematizar como, na escola contemporânea, o instrumento da norma produz efeitos sobre os corpos. Os principais aportes teóricos são Foucault (2006; 2014), Deleuze (1992), Dussel e Caruso (2003), Cervi (2010), Passetti (2003) e Veiga-Neto (2014). Utilizou-se, enquanto estratégia teórico-metodológica, a perspectiva pós-crítica. Realizou-se a pesquisa de campo em uma escola municipal de educação básica no estado de Santa Catarina, no ano de 2015. Os instrumentos de produção de dados foram: fotografias, diário de campo e o Projeto Político-Pedagógico da instituição. Infere-se a partir dos dados produzidos que o instrumento da norma compara, diferencia, hierarquiza, homogeneíza, avalia, exclui, define, marca os desvios, os limites, o anormal e corrige o corpo. Ainda que o dispositivo siga disciplinando, controlando, esta escola conseguiu e consegue ser uma outra escola no interior dela mesma, inventiva, resistente, onde a amizade e o cuidar com o outro se estabelecem em pequenos momentos do cotidiano.

Palavras-chave : Corpo; Escola; Norma; Resistência.

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