SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2POLÍTICAS EDUCACIONALES Y LA FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES: LA DIDÁCTICA EN LA RESOLUCIÓN 002/2015POLITICAS LINGUISTICAS EN LA UNIVERSIDAD: LA PROMOCION DE LAS LENGUAS INDIGENAS EN LA LICENCIATURA FORMACAO INTECULTURAL PARA EDUCADORES INDIGENAS (FIEI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

TAVARES, Maria Tereza Goudard. MOVIMENTOS SOCIAIS E A FORMAÇÃO POLÍTICA DE MULHERES NA LUTA POR CRECHES: A EXPERIÊNCIA DO “ARTCRECHE” EM SÃO GONÇALO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.105-121. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p105-121.

O artigo objetiva inventariar e atualizar a luta de Movimentos Sociais urbanos, em especial do Movimento de Articulação das Creches de São Gonçalo (ArtCreche), que desde 1980 vem construindo uma pauta coletiva de demandas e lutas junto ao poder público e à sociedade civil em São Gonçalo. Do ponto de vista teórico-conceitual, enfocamos a luta do ArtCreche a partir do diálogo com autores/as que fazem alusão à eclosão dos movimentos populares na década de 1980, bem como ao seu refluxo no período de pós-democratização brasileira, e que remetem ao contexto de mudanças frente aos paradigmas clássicos e contemporâneos de participação popular. No artigo investigamos a luta de mulheres pelo direito à creche a partir de uma pesquisa qualitativa, de cunho participante, priorizando uma análise do poder local em diálogo com o conceito de hegemonia popular.

Palabras clave : Movimentos Sociais Urbanos; Lutas de Mulheres; Creches Comunitárias; Movimento Artcreche.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )