SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2UNIVERSITY LINGUISTIC POLICIES: SUPPORTING INDIGENOUS LANGUAGES IN AN UNDERGRADUATE COURSE FORMAÇÃO INTERCULTURAL PARA EDUCADORES INDÍGENAS (FIEI) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Contrapontos

On-line version ISSN 1984-7114

Abstract

CARDONETTI, Vivien Kelling  and  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. ESCRITA ACADÊMICA: REPERCUSSÕES E RESSONÂNCIAS PROPAGADAS EM UM COLETIVO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.138-150. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p138-150.

Este artigo busca tecer discussões em relação à produção da escrita acadêmica. Tem como propósito investigar as repercussões e ressonâncias que foram propagadas no movimento de ler, escrever e partilhar as pesquisas em um grupo de pós-graduação em educação. A intenção é interrogar e problematizar os movimentos e pensamentos que atravessam uma escrita acadêmica quando produzida no coletivo. Alguns questionamentos estiveram presentes neste percurso: que textos-leituras brotaram deste compartilhamento de leituras? Que textos-leituras respingaram nas escritas acadêmicas dos envolvidos? Que repercussões e ressonâncias foram propagadas na experiência de ler as investigações dos colegas e escrever as próprias pesquisas? Dessa forma, com intuito de atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada no atravessamento de múltiplas vozes e no compartilhamento de experiências dos envolvidos, como forma de pensar o que foi possível aprender neste processo. Alguns conceitos passaram a movimentar o pensamento dessa investigação: repercussão e ressonância (BACHELARD, 1993), leitura e escrita (BARTHES, 2007a, 2007b, 2012; DELEUZE, 2006a, 2006b; DELEUZE e GUATTARI, 1995a, 1995b, 2005; SKLIAR, 2014). As problematizações suscitadas a partir dos autores convidados e das narrativas dos envolvidos agiram como um vetor de ressonâncias, brindando-nos com a oportunidade de pensar algumas possibilidades em relação à escrita acadêmica.

Keywords : Escrita acadêmica; Repercussão, Ressonância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )