SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2POLITICAS LINGUISTICAS EN LA UNIVERSIDAD: LA PROMOCION DE LAS LENGUAS INDIGENAS EN LA LICENCIATURA FORMACAO INTECULTURAL PARA EDUCADORES INDIGENAS (FIEI) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

CARDONETTI, Vivien Kelling  y  OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. ESCRITA ACADÊMICA: REPERCUSSÕES E RESSONÂNCIAS PROPAGADAS EM UM COLETIVO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.2, pp.138-150. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n2.p138-150.

Este artigo busca tecer discussões em relação à produção da escrita acadêmica. Tem como propósito investigar as repercussões e ressonâncias que foram propagadas no movimento de ler, escrever e partilhar as pesquisas em um grupo de pós-graduação em educação. A intenção é interrogar e problematizar os movimentos e pensamentos que atravessam uma escrita acadêmica quando produzida no coletivo. Alguns questionamentos estiveram presentes neste percurso: que textos-leituras brotaram deste compartilhamento de leituras? Que textos-leituras respingaram nas escritas acadêmicas dos envolvidos? Que repercussões e ressonâncias foram propagadas na experiência de ler as investigações dos colegas e escrever as próprias pesquisas? Dessa forma, com intuito de atender aos anseios desta investigação, optou-se pela perspectiva narrativa, presentificada no atravessamento de múltiplas vozes e no compartilhamento de experiências dos envolvidos, como forma de pensar o que foi possível aprender neste processo. Alguns conceitos passaram a movimentar o pensamento dessa investigação: repercussão e ressonância (BACHELARD, 1993), leitura e escrita (BARTHES, 2007a, 2007b, 2012; DELEUZE, 2006a, 2006b; DELEUZE e GUATTARI, 1995a, 1995b, 2005; SKLIAR, 2014). As problematizações suscitadas a partir dos autores convidados e das narrativas dos envolvidos agiram como um vetor de ressonâncias, brindando-nos com a oportunidade de pensar algumas possibilidades em relação à escrita acadêmica.

Palabras clave : Escrita acadêmica; Repercussão, Ressonância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )