SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A CONTINUIDADE/DESCONTINUIDADE NOS CURRÍCULOS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL: REFLEXÕES A PARTIR DO PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR EM CAMPINA GRANDE/PB índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SANTOS, Adriana Regina de Jesus  e  OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. EDUCAÇÃO PARA A EMANCIPAÇÃO: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE ATUAL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.164-176. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p164-176.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a possibilidade de educação para a emancipação e suas implicações pedagógicas no contexto da sociedade atual. Como referenciais teóricos, partimos de algumas obras de Imannuel Kant, principalmente com o ensaio sobre Resposta à pergunta: O que é esclarecimento (Aufklãrung)? entre outras obras e, ainda as reflexões de Theodor Adorno e Horkheimer, principalmente, com a obra Dialética do Esclarecimento (1985), no sentido de pensar acerca do processo de educação. Kant, considerado um dos maiores filósofos alemães a partir do século XIX e mesmo do mundo, tomou para si a tarefa de pensar sobre os limites e as possibilidades do conhecimento; no sentido de que, por meio da filosofia, a humanidade pode ser compreendida e educada. Acredita o filósofo que, na e pela educação, o homem tem condições de conquistar sua maioridade e autonomia, ou seja, sua emancipação. Na mesma lógica do pensamento, Adorno nos convida ao processo de reflexão sobre a educação, no sentido de que os homens abandonem seu estado de auto inculpável menoridade em favor do projeto de emancipação humana. As contribuições desses filósofos alemães potencializam-nos a pensar e problematizar a educação, tecendo novos direcionamentos em favor da emancipação do ser humano.

Palavras-chave : Educação; Emancipação; Esclarecimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )