SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3HISTORIA Y MEMORIA DEL INSTITUTO DE EDUCACIÓN DE PERNAMBUCOEDUCACIÓN INTEGRAL Y LA GESTIÓN ESCOLAR:(CONTRA)TIEMPOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

FILHO, Fausto dos Santos Amaral  y  JUK, Joelson. A FILOSOFIA EM MEIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.227-239. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p227-239.

O texto investiga a educação profissional técnica nos Institutos Federais do Brasil em uma perspectiva de crítica filosófica. Parte-se do surgimento dos Institutos Federais em um contexto liberal positivista, para se pensar a tecnocracia e a especialização na constituição do modelo social e pedagógico presente nessas instituições de ensino. Por conseguinte, a reflexão recai sobre o papel que pode ser desempenhado pelo ensino da Filosofia na defesa da educação profissional técnica integral em contraponto com a educação profissionalizante de caráter liberal positivista. Busca, assim, contribuir para o fortalecimento de um projeto de educação profissional técnica integral.

Palabras clave : Educação Profissional; Filosofia; Institutos Federais.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )