SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3HISTÓRIA E MEMÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCOA EDUCAÇÃO INTEGRAL E A GESTÃO ESCOLAR: (CONTRA)TEMPOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FILHO, Fausto dos Santos Amaral  e  JUK, Joelson. A FILOSOFIA EM MEIO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA NOS INSTITUTOS FEDERAIS DO BRASIL. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.227-239. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p227-239.

O texto investiga a educação profissional técnica nos Institutos Federais do Brasil em uma perspectiva de crítica filosófica. Parte-se do surgimento dos Institutos Federais em um contexto liberal positivista, para se pensar a tecnocracia e a especialização na constituição do modelo social e pedagógico presente nessas instituições de ensino. Por conseguinte, a reflexão recai sobre o papel que pode ser desempenhado pelo ensino da Filosofia na defesa da educação profissional técnica integral em contraponto com a educação profissionalizante de caráter liberal positivista. Busca, assim, contribuir para o fortalecimento de um projeto de educação profissional técnica integral.

Palavras-chave : Educação Profissional; Filosofia; Institutos Federais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )