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Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

FERNANDES, Renata Sieiro  e  BAPTISTA, Flávia Fernanda Consentino Modolo Esteves. A EDUCAÇÃO INTEGRAL E A GESTÃO ESCOLAR: (CONTRA)TEMPOS. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.240-257. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p240-257.

O artigo trata do Programa Ensino Integral do Estado de São Paulo e da gestão educacional. São apresentados os fundamentos básicos da educação de tempo integral e analisadas as implicações do modelo de gestão empresarial. O objetivo é apresentar as concepções e as práticas das propostas de ampliação do tempo escolar e buscar entender as problemáticas que envolvem a sua implantação, as influências no cotidiano da escola e as demandas dirigidas às escolas e, especialmente, aos gestores para que o Programa Ensino Integral seja posto em prática. Vale-se de pesquisa bibliográfica, documental e de episódios cotidianos da gestão financeira, dos recursos físicos, humanos e do tempo. Os documentos norteadores do Programa preconizam uma educação humanizada e o modelo de gestão empresarial cobra resultados, metas, sem oferecer condições e sem levar em conta a realidade da escola, podendo causar sofrimento psíquico, doença e possível afastamento ou abandono da profissão por parte de gestores e professores.

Palavras-chave : Educação integral; Programa Ensino Integral; Gestão Educacional.

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