SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3EDUCACIÓN INTEGRAL Y LA GESTIÓN ESCOLAR:(CONTRA)TIEMPOSLA INVESTIGACIÓN EN EDUCACIÓN: APORTES PSICOANALÍTICOS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

ESQUINSANI, Rosimar Serena Siqueira  y  ESQUINSANI, Valdocir Antonio. O ‘APAGÃO’ DOCENTE: LICENCIATURAS EM FOCO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.258-269. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p258-269.

Avizinha-se o risco de ‘apagão’ docente na Educação Básica brasileira. Tal risco assenta-se, sobretudo, em duas constatações: a parca opção por cursos de licenciatura e a defasagem quantitativa entre o número de jovens professores e o número de docentes na etapa final de suas carreiras. Para fazer o enfrentamento desta situação, são necessárias soluções estruturais que passariam por dois movimentos: a) o investimento na atratividade e a permanência na carreira docente, e b) o fortalecimento dos cursos de licenciatura. Na esteira desse debate, o artigo objetiva discutir circunstancialmente o ensino nos cursos de licenciatura e a sua potencial contribuição para a superação do deficit crescente de professores. Para essa discussão, o artigo foi pautado em base bibliográfica, conduzida por metodologia analítico-reconstrutiva, edificada a partir da análise de conteúdo sobre dois procedimentos de coleta de informações: dados de contexto e utilização de grupo focal. Como conclusão, o texto confirma as licenciaturas como apoio para a solução estrutural do ‘apagão’ docente. Já no que concerne ao debate específico sobre o ensino nos cursos de licenciatura, há duas perspectivas: a) a necessidade de cursos específicos para a formação docente - visto que a atividade docente não pode ser descolada de uma preparação específica; e b) a convivência curricular de dois grandes núcleos: os conhecimentos disciplinares e os conhecimentos pedagógicos ou didáticos, ambos tomados como elementos centrais na formação de professores.

Palabras clave : ‘Apagão’ docente; Licenciatura; Formação docente inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )