SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3EL 'APAGÓN' DOCENTE: LICENCIATURAS EN FOCOLITERATURA E INFANCIA: LA INTERTEXTUALIDAD EN LA PERSPECTIVA DEL LECTOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

PISETTA, Maria Angélica Augusto de Mello  y  CHARCZUK, Simone Bicca. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APORTES PSICANALÍTICOS. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.270-285. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p270-285.

No que se apresenta, propomo-nos a discutir a relação entre psicanálise e educação, analisando conceitos psicanalíticos fundamentais como operadores de leitura na realização de pesquisas. Problematizamos os conceitos de inconsciente e Outro, acentuando sua dimensão política. Encontros possíveis entre as duas áreas são pontuados, sublinhando a articulação entre psicanálise, educação e pesquisa. Especificidades da pesquisa são referenciadas e analisamos os conceitos de transferência, associação livre, discurso e escuta como ferramentas metodológicas na abordagem da pesquisa. Por fim, compartilhamos propostas de estudos realizadas atualmente nas quais se aplicam recursos metodológicos construídos pelo aporte psicanalítico.

Palabras clave : Psicanálise; Educação; Pesquisa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )