SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3O ‘APAGÃO’ DOCENTE: LICENCIATURAS EM FOCOLITERATURA E INFÂNCIA: A INTERTEXTUALIDADE NA PERSPECTIVA DO LEITOR índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

PISETTA, Maria Angélica Augusto de Mello  e  CHARCZUK, Simone Bicca. A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APORTES PSICANALÍTICOS. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.270-285. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p270-285.

No que se apresenta, propomo-nos a discutir a relação entre psicanálise e educação, analisando conceitos psicanalíticos fundamentais como operadores de leitura na realização de pesquisas. Problematizamos os conceitos de inconsciente e Outro, acentuando sua dimensão política. Encontros possíveis entre as duas áreas são pontuados, sublinhando a articulação entre psicanálise, educação e pesquisa. Especificidades da pesquisa são referenciadas e analisamos os conceitos de transferência, associação livre, discurso e escuta como ferramentas metodológicas na abordagem da pesquisa. Por fim, compartilhamos propostas de estudos realizadas atualmente nas quais se aplicam recursos metodológicos construídos pelo aporte psicanalítico.

Palavras-chave : Psicanálise; Educação; Pesquisa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )