SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3A PESQUISA EM EDUCAÇÃO: APORTES PSICANALÍTICOSTEORIAS DO CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Contrapontos

versão On-line ISSN 1984-7114

Resumo

SOUZA, Renata Junqueira de  e  BRANDAO, Claudia Leite. LITERATURA E INFÂNCIA: A INTERTEXTUALIDADE NA PERSPECTIVA DO LEITOR. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.286-295. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p286-295.

Este trabalho fundamenta-se na relevância do convívio das crianças com a literatura infantil, por meio do ato de ler, contar e/ou ouvir as histórias, seja ainda pela possibilidade de formação humana. Assim, o artigo objetiva refletir sobre a importância da literatura infantil para apropriação de saberes socialmente construídos pelos pequenos leitores. Para isto, considerando que o gênero conto é repleto de personagens que encantam as crianças, seleciona-se a obra O carteiro chegou, de Janet Ahlberg & Allan Ahlberg, para demonstrar a inserção do real e/ou insólito, bem como as relações intertextuais com os contos maravilhosos presentes no enredo.

Palavras-chave : Literatura; Infância; Intertextualidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )