SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número3LITERATURA E INFANCIA: LA INTERTEXTUALIDAD EN LA PERSPECTIVA DEL LECTOR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Contrapontos

versión On-line ISSN 1984-7114

Resumen

LOSSO, Claudia Regina Castellano  y  BORGES, Martha Kaschny. TEORIAS DO CURRÍCULO: REFLEXÕES SOBRE AS SUAS INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO. Contrapontos [online]. 2018, vol.18, n.3, pp.296-305. ISSN 1984-7114.  https://doi.org/10.14210/contrapontos.v18n3.p296-305.

Este estudo busca uma reflexão teórica sobre currículo no processo de escolarização, baseando-se em três textos de autores renomados na área, Joseph Schwab, José Augusto Pacheco e Michael Young. Traz como base para discussão os escritos sobre currículo, sendo eles “Un enfoque práctico como lenguaje para el currículum” de Schwab (1992); “Curriculum studies: what is the field today?” de Pacheco (2012) e “Currículo: conhecimento e avaliação” de Young (2013). Discorre sobre os principais tópicos de cada autor sobre o tema e aponta caminhos para a sua análise, ao entender que este é um campo específico de tensões, de disputas, de interesses.

Palabras clave : Currículo; Processo de Escolarização; Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )